terça-feira, 12 de março de 2013

Parabéns, Recife!



Hoje a cidade do Recife, capital do estado de Pernambuco, uma das mais importantes do Brasil e da região, completa seus 476 anos de existência. Lugar que por natureza é sinônimo de história, beleza e tradição, foi nela que alguns dos movimentos mais significativos do país a exemplo da Revolução Pernambucana de 1987, na qual o estado chegou a ser por três meses território independente do governo imperial, a Confederação do Equador de 1824, outro movimento de caráter emancipacionista e a Revolta Praieira, novamente com ideais separatistas.

Conhecida pelas inúmeras pontes, igrejas, arquitetura diversificada, sendo um grande aglomerado de estilos das mais diferentes origens: do árabe ao francês, do barroco ao rococó, indo do gótico ao neoclassicista; tudo localizados num mesmo lugar, separados por esquinas ou simplesmente muros, mas todos em perfeita harmônia e sintonia. Praias, parques, praças enriquecem a cidade, algumas delas mau cuidadas, bem verdade, contudo resistindo ao tempo e permanecendo intocáveis nas lembranças dos seus conterrâneos.

Terra de revoluções e revoltas populares, intelectuais e lendas, veias culturais a flor da pele, contos e causos que perduram por gerações, características essas presente em cada canto da cidade, do bairro do Recife à Casa Amarela, de Santo Amaro à Boa Viagem. Dos holandeses, franceses, árabes, ingleses, judeus, israelitas, índios, dos negros e brancos, de gente de qualquer origem ou lugar, todos sempre bem recebidos. Recife, o Leão do Norte, parabéns por existir.

 

Um comentário:

  1. A cidade é realmente magnífica. Quando tiver a oportunidade irei visitá-la novamente.

    http://mmelofazminhacabeca.blogspot.com.br/2013/03/a-busca-cinema-nacional.html

    ResponderExcluir

"O pensamento é o ensaio da ação." (Sigmund Freud)
Pode também entrar em contato através do e-mail allanlemos@hotmail.com